21 março 2014

Resenha: Insurgente - Veronica Roth

Insurgente
Título Original: Insurgent
Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco

Sinopse: Na Chicago futurista criada por Veronica Roth em Divergente, as facções estão desmoronando. E Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas. Em Insurgente, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama - e a própria vida – enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor. 


Resenha: Divergente foi um livro que me conquistou completamente com sua história e terminou de maneira a me deixar completamente ansiosa pela sequência.

Insurgente começa momentos após os últimos acontecimentos de Divergente. Logo nas primeiras páginas podemos reparar uma leve mudança na narrativa. Em Divergente Veronica Roth começa o livro de maneira lenta e demora um pouco para sejamos totalmente presos a narrativa. Em Insurgente o livro já começa de modo a deixar o leitor extasiado. Êxtase esse que permanece presente da primeira a última página numa narrativa completamente viciante.

Tris agora está abalada emocionalmente e começa a perder um pouco da racionalidade devido aos acontecimentos anteriores e está disposta a arriscar a própria vida para honrar a morte de quem partiu. Sua inconstância acaba por afetar seu relacionamento com Quatro e vemos vários desentendimentos entre eles. E esse é um fator que gostei muito pois mostra um relacionamento mais próximo da realidade, afinal, sabemos que nem tudo são flores. Quatro, por sua vez, toma algumas atitudes que considerei incoerentes e que me irritaram um pouco durante a história.

Devido a todo o caos presente acabamos por conhecer melhor os aspectos de outras facções como a Amizade e a Franqueza. Veronica Roth tem um dom incrível de fazer o leitor sempre manter um pé atrás com os personagens já que é difícil prever seus próximos passos. Surpresas e reviravoltas dão um toque ainda mais frenético a narrativa.

Uma das melhores coisas nessa trilogia é o modo com a questão política envolta em todo o enredo é bem elaborada e isso foi provado mais uma vez com o final, de tirar o fôlego, em Insurgente. A ânsia pela leitura de Convergente é grande e espero que a autora saiba fechar essa trilogia com maestria.

17 comentários:

  1. Oi Naty
    Com certeza umas das melhores distopias que já li se você gostou de Insurgente prepare seu coração para Convergente porque ele vai te surpreender.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu estou no meio de divergente e estou amando, confesso que mal li a resenha por medo de spoiler rsrsrsrsrs.
    Acho a Veronica uma autora incrível, a narrativa instigante dela é um ponto super positivo, espero gostar de Insurgente e Convergente *---*.
    Beijos
    Guilherme - leituraforadeserie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Desde o lançamento de Divergente e todas as resenhas estou louca pra ler mais essa trilogia. Gostei da resenha, agora é só adquirir os livros. <3

    Beijos Naty !

    ResponderExcluir
  4. AMO distopias, mas acredita que não comecei a ler essa série ainda?
    Morro de vontade de ler, mas fiquei com tanta raiva quando uma guria soltou um spoiler terrível de Convergente no twitter, as pessoas estão cada vez mais sem noção -_-. Mas enfim, agora que a trilogia completa já está lançada estou querendo muito que tenha um box!

    ResponderExcluir
  5. Insurente é em todos os modos melhor que o primeiro livro. É incrivel e espero que Convergente sejá melhor que este <3

    ResponderExcluir
  6. Oi, Naty!

    Já li Divergente e quero muito ler Insurgente para saber como a história continua. Fico feliz que Insurgente tenha tido um ritmo mais rápido que Divergente, já que eu demorei a entrar na história do primeiro livro.

    Beijão!

    Natalia Leal
    Páginas Encantadas
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oie! Td bom?

    Quando eu li Divergente, virou favorito instantaneamente. Não consegui, literalmente, parar de ler até terminar, fazia tempos que um livro me fisgava tanto. Em Insurgente, achei um pouco menos viciante que Divergente, mas ainda assim, manteve o status de favorito. Adorei conhecer melhor as outras facções e me surpreendi com a mãe do Tobias. Já Convergente... bom, vou esperar vc ler e dai a gente conversa haha espero que vc goste dele!

    Beijos
    http://arrastandoasalpargatas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nenhum livro da trilogia Divergente, pretendo fazer isso logo, todo mundo realmente fala que a narrativa da Veronica nos prende, e os livros são de tirar nosso ar, achei a ideia muito interessante, quero conhecer sobre as facções e descobrir quem morre...(pelo vi em resenhas são muitos personagens).

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Eu gostei bastante do final da trilogia, achei que a autora realmente uniu todos os pontos e deu uma explicação muito boa para o motivo de tudo. Já faz mais tempo que eu li Insurgente, tanto que eu tive que reler o final (que final) antes de começar a leitura do terceiro livro, mas eu concordo com o que você disse sobre o livro já começar com um ritmo rápido e não demorar para o leitor se envolver com a história como acontece no primeiro livro.

    ResponderExcluir
  10. Só tenho lido crítica incríveis sobre essa série...a cada dia estou mais curiosa sobre ela...e sua resenha só aumentou minha vontade de tê-la e lê-lo...adorei!! Necessito desta trilogia!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  11. Não é por acaso que esta série está sendo tão bem falada, dá para perceber pelas resenhas que não é só oba-oba.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  12. Eu estou na dúvida do que fazer, já que não li o primeiro livro e o filme já está logo aí. Não sei se começo a ler, vejo o filme, se leio todos os livros de uma vez, se espero o filme, se haverá continuação... Só sei que as expectativas são as melhores possíveis!

    ResponderExcluir
  13. Eu preciso muito ler essa trilogia, quero ler antes da estreia de "Divergente" nos cinemas! Todo mundo anda falando tão bem dos livros da autora, minha curiosidade só aumenta *u*
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  14. Como falei na outra resenha, ainda não li a série.
    Eu queria ler antes do filme estreiar, mas acho que não vai dar =/ Mas de qualquer forma, lerei futuramente. Acho que o livro aborda várias questões interessantes =)

    ResponderExcluir
  15. Como disse na resenha de Convergente, ainda não li a série, está aqui na minha estante mas ainda não peguei para ler, por isso, não li a resenha ~para não pegar spoilers~

    ResponderExcluir
  16. Acho que a trilogia é uma balança entre atitudes impensadas de Tris e outras de Tobias. Tem hora que Tris fica confusa, tem hora que Tobias fica confuso. kk
    Concordo com você quando você diz: "Uma das melhores coisas nessa trilogia é o modo com a questão política envolta em todo o enredo é bem elaborada e isso foi provado mais uma vez com o final, de tirar o fôlego, em Insurgente."

    Eu adorei a forma como Veronica mostrou que o poder pode acabar manipulando uma sociedade inteira sem necessariamente mostrar a verdade.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Essa trilogia está sendo um sucesso de venda e de resenhas em blogs. Por onde vou leio sobre elas.
    Parabéns pelo trabalho.
    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso Top Comentarista

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo