09 abril 2014

Resenha: Todo Dia - David Levithan

Todo Dia
Título Original: Every Day
Autor: David Levithan
Editora: Galera Record

Sinopse: Neste novo romance, David Levithan leva a criatividade a outro patamar. Seu protagonista, A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrar a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor.


Resenha: Desde que nasceu A acorda todos os dias no corpo de uma pessoa diferente. Seja homem ou mulher A precisa se adaptar ao novo corpo e lembrar que por mais que deseje não permanecerá lá por mais de 24 horas. Depois de tanto tempo levando essa vida ele ditou regras próprias e a principal delas é não se envolver na vida das pessoas. 

Essa regra muda quando ele acorda no corpo de Justin, namorado de Rhiannon. Percebendo que o garoto não dá atenção necessária a namorada, A decide abrir uma exceção e agir de acordo com seus próprios princípios e não do corpo que habita, e quando o dia chega ao fim lamenta não poder permanecer ao lado dela.

Todo Dia contém uma premissa criativa e inovadora e certamente já é atrativo o suficiente para começar a leitura. David Levithan tem uma narrativa deliciosa de acompanhar, é difícil saber se é melhor ler rápido para saber logo o que acontecerá ou diminuir o ritmo de leitura para absorver cada palavra ditada. 

O autor aborda e discute durante o livro vários temas como a questão da sexualidade, da aparência física e o modo como as pessoas dão importância a isso o que me levou a marcar diversos trechos que pretendo compartilhar com vocês posteriormente. 

Os personagens são bem trabalhados e mesmo conhecendo a vida de alguns deles por poucas páginas, que equivale as 24 horas que A permanece naquele corpo, é fácil ser conquistada pela história de cada um e desejar saber um pouco mais. 

É uma leitura fácil e reflexiva que traz á tona diversos questionamentos que fazemos constantemente. Fazia tempo que eu não lia um livro cujo palavras me tocassem e marcassem tanto, como foi o caso de Todo Dia.

O livro foi muito bem construído e arquitetado mas senti certa decepção com o desfecho. Não pelos acontecimentos em si, que até me agradaram, mas pela falta de explicação sobre a estranha condição de A. Gostaria que o autor tivesse elaborado melhor e que o livro não terminasse de uma maneira tão evasiva. No geral Todo Dia é um livro incrível que todos vocês deveriam ler.

12 comentários:

  1. Oi Naty,
    Infelizmente, não gostei de Todo dia. Acho a escrita de David maravilhosa, mas o livro simplesmente não funcionou para mim.
    Quando comecei a ler, a premissa me pareceu interessante, mas a leitura em si foi um pouco forçada e não gostei do modo como ele conduziu e o pouco que falou sobre essa condição de A.
    De qualquer forma, adorei sua resenha e ainda bem que você curtiu a leitura! :)

    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O que dizer desse livro? Bom, recentemente participei de um blog e escrevi minha primeira resenha e esse foi o livro escolhido. Toda vez que lembro dessa leitura, a primeira coisa que me vem na cabeça é: "Deveria ser leitura obrigatória para todo ser humano". Além de abordar temas super atuais de forma delicada, a escrita do David te encanta, cativa e emociona. Ao contrário de todos que leram o livro, eu achei o desfecho do livro ótimo. Gostei do ar subentendido que o autor deixou e também a solução que o autor deu ao romance entre A e Rhiannon. O livro é, sem sombra de dúvidas, um dos meus favoritos. Recomendo a leitura sempre que posso.

    ResponderExcluir
  3. Eu ja li ótimas resenhas desse livro, sou doido pra conhecer "A" e saber um pouco mais dessa trama, parece ser encantadora e fantastica.. *-*

    ResponderExcluir
  4. Sobre o desfecho, vi no goodreads que o livro vai ter continuação. Não sei se isso vai ser bom ou ruim, mas pode ser que explique mais. ;)
    Eu comprei e tô louca pra ler! Fiquei com medo de criar muita expectativa, mas não tem jeito, estão la em cima. Acho a premissa do livro muito interessante e se o autor conduziu bem mesmo tem tudo pra ser ótimo! Espero gostar!
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Eu comprei esse livro ontem, e estou louca para chegar. Mas admito: AGORA EU QUERO MUITO MAIS. Adorei a história, e a forma como você falou.
    Acho que a história ficou muito diferente e conveniente no geral.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei tanto desse livro que sempre que vejo uma resenha fico querendo saber se a pessoa que leu pensou da mesma forma que eu. Como você, também senti falta de explicações, mas achei incrível o que A fez por Rhiannon, pensando mais nela do que nele mesmo. Além disso, acho lindos os comentários que o autor faz sobre amizade, amor e relacionamentos em geral.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Nati, tudo bom?
    Acho a premissa desse livro tão diferente que estou louca para começar a ler meu exemplar. A cada resenha eu fico imaginando como deve ser para uma pessoa viver dessa forma. Enfim, acho que será uma leitura bem reflexiva como você disse.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Naty!
    A premissa é realmente inovadora e interessante, mas infelizmente não funcionou comigo. Achei um pouco raso e senti falta de algo. Senti a mesma coisa que você sentiu com o final, muito vago.

    ResponderExcluir
  9. Jé li algumas resenhas sobre esse livro e elas me deixaram curiosa, assim como a sua, gostei! Mais um pra a minha lista.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Natália!

    Divido as mesmas opiniões. Fiquei apaixonado pela escrita do David Levithan, mas terminei o livro com gosto de quero mais. Alguns enredos não foram finalizados e poderiam ser muito bem estruturados. Tirando isso, é um ótimo livro, cheio de frases memoráveis.

    Beijos,
    Gabe
    http://sixdoe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, eu quero muito ler esse livro, ele parece ser muito bom, e que pena que você não curtiu muito o desfecho da historia, achei o enredo dela bem original, e adoraria ler ele, não li nada do autor, não conheço o seu modo de escrita, porém sua historia parece ser muito cativante.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo