02 maio 2014

Resenha: Antes de Dormir - S. J. Watson

Antes de Dormir
Título Original: Before I Go To Sleep
Autor: S. J. Watson
Editora: Galera Record

Sinopse: Todos as manhãs, Christine acorda sem saber onde está. Suas memórias desaparecem todas as vezes que ela dorme. Seu marido, Ben, é um estranho. Todos os dias ele tem de recontar a vida deles e o misterioso acidente que tornou Christine uma amnésica. Encorajada por um médico, ela começa a escrever um diário para ajudá-la a reconstruir suas memórias mas acaba descobrindo que a única pessoa em quem confia talvez esteja contando apenas parte da história.


Resenha: Antes de Dormir conta a agoniante história de Christine. Todos os dias ela acordar sem saber aonde está e seu marido, Ben, precisa lhe recontar fatos esquecidos da sua vida por conta de um estranho acidente no passado que a deixou amnésica. Ela não reconhece o próprio corpo - agora envelhecido - e precisa diariamente assimilar que tem um marido, que a casa onde ela está é onde mora e que ela não se lembra de metade da sua vida.

Logo nas primeiras páginas Christine é contatada por um médico que lhe explica estar tratando-a há algum tempo e que precisa devolver seu diário. Mesmo desconfiada ela se encontra com o médico e descobre ser verdade o que ele diz: o diário de fato existe. E é nas páginas desse diário que mergulhamos - Chirstine e eu - numa tentativa de desvendar os mistérios de uma pessoa que não se lembra quem é.

Antes de Dormir me fisgou desde a primeira página e é exatamente aquele tipo de livro que você não tem vontade de soltar até que saiba tudo o que está contido nas entrelinhas. A história é angustiante e empolgante na mesma medida. Christine precisa lidar com a desconfiança do marido, que de acordo com seu diário está contando apenas parte de sua história, a frustração de acordar todos os dias sem saber onde está e o medo recorrente de estar ficando paranoica e não melhorando seu desempenho como o médico sugere ao ver seu avanço no diário. 

São poucos os livros que tem capacidade de me tirar o fôlego durante a leitura e Antes de Dormir conseguiu fazer isso de uma maneira surpreendente. A medida que a trama vai se desenvolvendo as dúvidas crescem e é difícil confiar em qualquer personagem que seja, até mesmo Christine. Desconfiei do caráter de todos eles, tirei conclusões precipitadas e cheguei a achar que a Christine realmente estava estava ficando louca mas nada se compara a chegar a última página do livro e entender de fato o que aconteceu. Precisei de uma uma pausa para absorver a história e exclamar um uau! para a genialidade do autor na condução do desfecho. 

Antes de Dormir é o primeiro livro do autor S. J. Watson e recomendo que vocês também se deixem conquistar por sua escrita e essa trama maravilhosa.

9 comentários:

  1. Oi, esse é a primeira vez que vejo falar desse livro, ele parece ser bom, eu achei a historia muito interessante, adorei a sua resenha.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Desesperador perder toda a memória conquistada quando acorda, nem sei o que faria.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. A sinopse desse livro realmente chama atenção. Fiquei com uma super vontade de ler depois da sua resenha porque eu quero saber o que acontece! Mais um para a minha lista de futuras leituras.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha Naty. O enredo é bem convidativo e parece ser um tanto dramático. Se tiver a oportunidade, pretendo ler o livro. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Já fiquei interessada! Impossível não lembrar daquele filme, Como se fosse a primeira vez, mas pelo visto é bem diferente. Com certeza entrou na minha lista de desejados.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece mesmo ser muito instigante e muito bom.
    Se já o queria ler, com sua resenha só aumentou minha vontade.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Uau! Adorei o enredo do livro. Me lembrou aquela comédia romântica "Como se fosse a primeira vez", só que mais séria, claro. Por mais que me soa familiar, eu realmente me interessei pelo livro, ainda mais ao ler a resenha com críticas tão boas. A história parece ser carregada de mistérios e a capa enfatiza isso. Espero ler algum dia.

    ResponderExcluir
  8. Nossa! Que história Nathy. Achei bem legal, porque ele pegou uma história clichê (O fato de acordar sem saber quem é, e o marido ter que contar, me lembra "como se fosse a primeira vez", onde ele a conquista todos os dias!) mas o transforma em uma história surpreendente. Fiquei abismada com o rumo com que essa história pode ter tomado, e fiquei com muita vontade de ler.
    Espero o fazer em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Já tive vontade de ler esse livro pelos comentários positivos que já li a respeito. Parece meio clichê, e não imaginava que pudesse ter um desfecho assim tão interessante como parece pela sua resenha.
    Se pintar oportunidade, leio sim!

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo