14 maio 2014

Resenha: Eleanor & Park - Rainbow Rowell

Eleanor & Park
Título Original: Eleanor & Park
Autor: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século

Sinopse: Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.


Resenha: Eleanor é a garota nova da escola. Ela acaba de voltar para a casa da mãe junto de seus quatro irmãos além do odiado padrasto, Richie. Ela é grande, ruiva, vive no meio de um família problemática, está sempre vestindo roupas diferentes e logo no primeiro dia de aula é alvo de zombaria. Já Park mora no mesmo bairro desde que nasceu, têm descendência coreana e sua família é unida e feliz. No caminho para a escola ele está sempre lendo quadrinhos ou ouvindo músicas em seu walkman. A aproximação dos dois é relutante no início. Apesar de estarem lado a lado no ônibus em todo o caminho para a escola eles mal trocam uma palavra. A situação começa a mudar e os dos passam a compartilhar o gosto pelos quadrinhos, por música e principalmente por uma boa conversa.

Eleanor & Park foi um livro que me surpreendeu. Não que eu não esperasse que fosse bom, minhas expectativas eram altas, mas não previ as emoções que esse livro me despertou. A narração é em terceira pessoa e alterna entre a visão de cada um dos personagens o que foi muito proveitoso já que permite o leitor entender melhor cada deles.

Segurar a mão de Eleanor era como segurar uma borboleta. Ou um coração a bater. Como segurar algo completo, e completamente vivo.

A relação que os dois é algo bonito, puro e acima de tudo, real. São personagens tangíveis e totalmente fora dos padrões. E acredito que isso é uma das melhores coisas no livro, essa sensação de estar lendo uma história  sincera e verdadeira.

Eleanor é uma personagem forte e demostra isso em diversas passagens no livro. É notável que a garota passa por inúmeras dificuldades mas procura enfrentar seus obstáculos. Park é o carisma em pessoa, ele é atencioso e educado e é acaba sendo o porto seguro de Eleanor.

Tem certeza que quer me eles me conheçam? Sim. Quero que todos a conheçam. Você é a minha pessoa preferida.

Rainbow nos conduz por um romance divertido, emocionante, regado da boa e velha cultura pop dos anos 80 com um toque de reflexividade. É aquele tipo de livro que ao terminar a vontade é de começar a ler tudo novamente. Simples, direto e completamente apaixonante Eleanor & Park conquistou um lugarzinho especial entre minhas leituras.

O desfecho por um momento me deixou com o coração apertado mas foi inevitável não esboçar um sorriso que permaneceu em meus lábios por um bom tempo depois de fechar a última página. É um livro recomendadíssimo!

Não gosto de você, Park – ela confirmou, num tom que, por um segundo, pareceu indicar que era sério mesmo. – Eu… – a voz dela quase desapareceu. – Eu acho que vivo por você. 

10 comentários:

  1. Ganhei este livro em uma promoção que a Novo Século fez pelo twitter e mal posso esperar para ele chegar! <3 Quero muito lê-lo! Adorei a resenha. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ai, Naty. Estou louco por esse livro *-*. Li sua resenha descompassada pois quero ser surpreendido com o livro em todos os sentidos.

    Beijo enorme,
    Juan Silva - http://asasliterarias.com/

    ResponderExcluir
  3. Ai, parece muito fofo esse livro, confesso que ele não tinha me chamado atenção mas depois de ler sua resenha fiquei com muita vontade de ler.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Naty.
    Esse livro é sempre tão recomendado que eu morro de vontade de ler, sem falar que a capa é linda <3.
    Gostei muito de sua resenha, me deixou mais curiosa ainda. Adoro romances que nos fazem sorrir.
    Beijos.
    Memórias de Leitura.

    ResponderExcluir
  5. Aiiiiiii amiga que resenha incrível! Eu nem sei por onde começo a comentar. hahahaha Mas então vamos lá, eu amei a capa, o enredo, os trechos do livro, a sua opinião e definitivamente. vou amar ler essa história. Adorei a dica! ♥
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie, Natália. Tudo bem?
    Já ouvi falar muito nesse livro, está na minha lista para comprar. A história parece ser muito interessante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Natália!
    Estou meio a fim de ler esse livro desde antes de seu lançamento no Brasil; via e continuo vendo muitos comentários maravilhosos sobre ele, dentre os quais o seu agora faz parte. E, realmente? A vontade de lê-lo só aumenta, principalmente depois do que você disse sobre a história ter o toque de sinceridade. Se tem uma coisa que detesto é ler um livro e toda a trama dele, emoções e personagens me soar algo artificial, forçado, falso. E mais o fato de Eleanor & Park trazer fortes emoções é um grande atrativo para mim! - Que adoro os livros da Kristin Hannah, carregados de emoção <3
    Espero poder lê-lo em breve, ou ao menos ainda esse ano - tendo em vista o tamanho da minha wishlit, rsrs. Mas, ei, ótima resenha, viu!
    Beijos...

    ♥ SammySacional.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
  8. Esse livro = <3
    A relação deles é linda e como você disse, é real. Os personagens fogem dos estereótipos dos personagens de livros jovem adulto e isso tornou tudo mais especial. O final acabou com o meu coração, mas não tinha outra maneira de terminar a história mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Oie =)

    Só tenho uma coisa a declarar: preciso ler este livro!
    Só tenho visto resenhas positivas, e este livro parece ser muito bom!

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha! Me fez ter ainda mais vontade de ler esse livro.

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo