25 junho 2014

Resenha: O Ladrão de Crianças - Gerald Brom

O Ladrão de CriançasTítulo Original: The Chield Thief
Autor: Gerald Brom
Editora: Benvirá

Sinopse: Gerald Brom traz a clássica lenda do Peter Pan para os tempos atuais adicionando grandes doses de sadismo e fantasia. Aqui, Peter é um garoto meio humano, meio qualquer outra coisa, que sequestra jovens pelas ruas de Nova York prometendo-lhes um paraíso sem adultos ou quaisquer regras. Mas, na realidade, eles nem imaginam que quem os esperam são os monstros e os mistérios da ilha de Avalon, onde é preciso ter muito sangue frio para sobreviver. Com ilustrações do próprio autor, O ladrão de crianças é um romance de fantasia obscura que ao mesmo tempo encanta e assombra aqueles que seguem Peter em sua viagem sangrenta e delirante.
Resenha: Sempre adorei a adaptação de Peter Pan estrelada por Jeremy Sumpter, quando criança assistia e me empolgava na parte em que todos batiam palmas e começavam a gritar "eu acredito em fadas", era completamente contagiante. Por esse motivo sempre quis ler a obra original escrita com J. M Barrie e quando li acabei começando a enxergar Peter Pan por uma perspectiva diferente. E foi o que Gerald Brom fez também. No caso, ele captou toda a obscuridade do personagem e o recriou nessa história incrível.

O Ladrão de Crianças é o próprio Peter. Ele rapta crianças abandonadas e sozinhas na rua para levá-las até a ilha de Avalon prometendo um lugar fantástico com outras crianças para brincar. No entanto a ilha não é bem o que se imagina. Cheia de criaturas estranhas e assustadores, um lugar sujo e escuro a ilha passa longe de ser um sonho. Quando Nick chega por lá logo decide que quer voltar para casa, mas não parece ser uma opção viável e ele acaba tendo que aprender a conviver com as outras crianças e as criaturas peculiares além de seguir as regras impostas.

Aos poucos somos apresentados aos personagens, conhecendo um pouco de cada um deles. A história de como Peter nasceu e se tornou esse garoto que rouba crianças é elaborada por traz de toda a trama que se desenvolve e o autor soube conduzir tudo com destreza.

Apesar de nem todos os personagens originais aparecem é fácil associar alguns deles a Wendy, seus irmãos e Sininho. O autor consegue manter muito de cada um deles na história mas sempre de uma maneira distorcida e assustadora. É admirável o modo como Brom mantém a essência de Peter Pan em seu personagem. Vários diálogos e diversas cenas mostram vestígios do garoto brincalhão, atrevido e inocente que ele é.

Quando peguei o livro para ler, primeiramente achei bem perturbadora a ideia desse sinistro Peter Pan mas quando comecei a ler fui fisgada pelas palavras de Brom e por sua história brilhante, mesmo que assombrosa. Não diria que é uma história aterrorizante mas certamente é perturbadora.

Se engana quem pensa que essa história é apenas uma releitura com alguns elementos obscuros. O autor introduz vários dilemas e questões a serem refletidas que só tornam toda a história ainda melhor. O desenrolar dessa história é surpreendente e novas informações surgem a todo momento mantendo o leitor preso as páginas. O desfecho me desapontou de início, mas depois de refletir por algum tempo acabei aceitando que foi um final satisfatório. Para quem gosta de uma história com uma boa dose de fantasia O Ladrão de Crianças certamente é uma leitura recomendada.

16 comentários:

  1. cara gostei da resenha e nem conhecia o livro.
    tipo atualmente nao leria pq to lotada, mas vou ver se ponho na minha lista de leitura pq é bem interessante.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante essa 'releitura' e fiquei curiosa para ver esse outro lado de Peter Pan. Dica anotada, espero ler em breve.

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Estou apaixonada pelo livro, mesmo não tendo lido, hahahaha.
    Obrigada por me apresentar ele!
    Vou correr atrás.

    Um beijo.
    Livrologias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ah como eu amo o Peter ♥
    Achei muito legal esta versão, e achei super digno ler.
    Entrou para a listinha...
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, Naty. Tudo bem?
    Eu tenho vontade de ler esse livro, a premissa é muito bacana e única, apesar de parecer mesmo um pouco macabro pensar no Peter Pan (que é ~ bonzinho ~ ) raptando crianças!
    Mas sempre gostei muito da história de Perter Pan e fiquei curiosa com essa releitura. Já imaginei esse toque pertubador que você citou só vendo a capa!
    Beijos ^.^

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Que interessante, uma história de Peter Pan contada de outra maneira, parece bem bacana!

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Nunca ouvi falar desse livro, achei bem interessante essa proposta do autor também gosto de Peter Pan e fiquei bem curioso pra conferir, principalmente pela parte obscura hahahahah.
    Beijos!
    Guilherme - http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. gostei , querendo muito ler ;3
    besus
    :*

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse livro e adoreeeeei a estória..só não curti muito a capa!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/livroaoavesso

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Que proposta show! E a capa é sinistra! Adoro releituras de contos clássicos, especialmente quando tem um elemento mais macabro hehe

    Beijos
    Arrastando as Alpargatas

    ResponderExcluir
  11. Como assim Nati, Peter Pan diferente, levando as crianças para um lugar onde elas tem que "lutar para sobreviver", não gostei; quero a magia da história original em minha mente, então não vou dar chances para que essa magia desapareça...
    Bjsss

    ResponderExcluir
  12. Oi, Naty!
    Logo no início do lançamento e divulgação do livro, eu não me liguei de ver a sinopse, e não fazia ideia de que era uma versão obscura do Peter Pan! Interessante a abordagem do autor, e, se pararmos para pensar, faz sentido com a ida à Terra do Nunca e coisas do tipo. Eu prefiro, sinceramente, os filmes em desenho da Disney - tanto o primeiro quanto a sequência, que eu assistia repetidas vezes quando criança -, não gosto da versão em pessoa, e apesar de gostar da magia da história, talvez, um dia, eu considere ler O Ladrão de Crianças. Para todos os efeitos, ainda parece ser uma história bem instigante e é bom saber que há as associações aos personagens básicos da história normal.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  13. Sou medrosa e não tenho vontade de ler esses livros de histórias sinistras e perturbadoras, mas esse me pareceu bem interessante!

    ResponderExcluir
  14. É sempre bom ler algumas histórias mais macabras para fugir um pouco dos livros que estou acostumada a ler, então vamos ver se esse não entra para a minha pilha de "Vou Ler" rsrs Beijos

    ResponderExcluir
  15. Uma boa história para quem não curte os contos de "felizes para sempre" da Disney! Beijos

    ResponderExcluir
  16. Quando eu vi o livro em na Saraiva eu fiquei tipo: *OOOOO* OMG, eu preciso ler!
    Fiquei apaixonada (tipo, curto muito essas histórias de lados obscuros dos filmes infantis) e aí peguei o livro todo feliz e quando fui no caixa, tava 50 reais TT---TT Fiquei muito triste, só tinha levado quarenta e minhas amigas já tinham gastado todo o dinheiro delas.
    Voltei na livraria depois de um tempo com o dinheiro, procurei toda feliz e não achei, só tinha pra encomenda TT-----TT No fim, comprei só uns mangás mesmo.
    MAS, ainda vou comprar esse livro! Sério, estou louca para ler :33

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo