19 junho 2014

Resenha: Tony & Susan - Austin Wright

Tony & SusanTítulo Original: Tony and Susan
Autor: Austin Wright
Editora: Intrínseca

Sinopse: Há vinte e cinco anos, Susan Morrow deixou Edward Sheffield, seu primeiro marido. Certo dia, instalada confortavelmente na casa em que mora, com os filhos e o segundo marido, inesperadamente ela recebe, pelo correio, um embrulho que contém o manuscrito do primeiro romance escrito por Edward. Ele lhe pede que leia seu livro: Susan sempre foi sua melhor crítica, justifica.  Ao iniciar a leitura, Susan é arrastada para dentro da vida do personagem Tony Hastings, um professor de matemática que leva a família de carro para a casa de veraneio no Maine. Quando a vida comum e civilizada dos Hastings é desviada de seu curso de forma violenta e desastrosa, Susan se vê novamente às voltas com seu passado, obrigada a encarar a própria escuridão e a dar um nome para o medo que corrói seu futuro e que vai mudar sua vida.


Resenha: Comprei Tony & Susan faz mais de um ano em uma promoção e esse livro ficou estagnado em minha estante desde então. Após ser retirado da minha TBR Jar e escolhido como minha próxima leitura não pude mais fugir dele, precisava ler. Por algum motivo nunca tinha parado para ler a sinopse e sempre imaginei tratar-se de um romance daqueles arrebatadores. Qual foi minha surpresa ao começar a ler e perceber que na verdade o livro era totalmente o oposto disso.

Susan é casada com Arnold e tem três filhos. Antes de conhecer seu marido manteve um longo relacionamento com Edward e as memórias começam a ser revividas agora que Edward envia a ela o manuscrito de seu livro pedindo a ela que o leia e diga o que ela acha já que, segundo ele, Susan é a melhor crítica para seus livros. Susan então inicia a leitura do livro temerosa de não gostar ou de ver ali algum indício da história vivida por eles.

O livro é dividido em seis partes. Três momento de leituras onde Susan realiza a leitura do livro de Edward, dois interlúdios em que conhecemos melhor sobre Susan e seu passado e o depois que narra cenas posteriores ao término da leitura de Susan.

O livro de Edward  apresenta Tony e sua família que estão viajando para passar as férias no Maine e acabam sendo interceptados no meio da estrada por três homens desconhecidos e com aparência intimidadora. A situação de Tony só piora e os primeiros capítulos são completamente angustiantes e me deixaram nervosa e ao mesmo tempo ansiosa para saber o que ocorreria em seguida. Em meio a narração do livro temos os pensamentos e opiniões que Susan expressa sobre a narrativa o que considerei bem proveitoso. Meu ritmo de leitura diminuía bastante nas partes de interlúdio e desejei que elas fossem menores e mais rápidas para que eu pudesse voltar a acompanhar a história de Tony.    
Susan, de início, foi uma personagem de quem gostei mas a medida que ia conhecendo melhor sobre seu passado e desvendando sua história com Edward não a vi mais da mesma forma e senti até certa antipatia por ela. 

Tony e Susan é um livro bem arquitetado, com uma construção inteligente e carregado de fortes emoções capazes de aterrorizar e apavorar o leitor. O final me pareceu um inconclusivo a princípio mas depois de refletir posso dizer que foi um final satisfatório. É um livro brilhante e que certamente merece ser lido!

19 comentários:

  1. Oi Natália!
    Vi este livro um dia desses em uma promoção maluca do submarino. Eu ia comprar, mas fiquei com um pé atrás, nunca tinha ouvido falar dele. Agora eu já sei, se encontrar novamente uma promoção legal, irei comprar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nunca ouvi falar do livro, nunca mesmo, hahaha.
    A resenha não me atraiu muito. Mas a sua resenha me deu uma vontade de ler.
    Talvez eu dê uma chance a ele, se o achar em promoção.

    Um beijo,
    Livrologias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Natalia!
    Sempre vejo o livro em promoção mas como aconteceu com voce nem li a sinopse. Que bom que voce gostou, só pelo que voce citou no ultimo paragrafo ja deu muita vontade de ler.
    Beijos
    Guilherme - http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Naty!
    Deus sabe quantos livros eu já não deixei de lado depois de comprar. Isso acontece até com alguns que eu estava morrendo para comprar, imagina os que eu compro em promoção, então me identifiquei com você! Que bom que esse livro acabou valendo a pena quando você conferiu :)
    Sobre a história, confesso que não chamou muito minha atenção, mas talvez eu procure mais sobre ele, vou ficar de olho!
    Beijos, Lis.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Natália!
    A TBR Jar ajuda um monte pra ler esses livros no fundo da estante né? Eu tenho cerca de 20 livros não livros e uma lista de leitura de quase 250 livros, às vezes penso em fazer uma TBR Jar mas sempre escolho meus livros pelo gênero. Como você faz quando quer um YA, por exemplo, e sai uma biografia, ou algo assim? Hahaha. Deve ser complicado!
    Nunca tinha ouvido falar no livro, mas me interessei pela sua resenha. Não sou muito fã de livros com linha cronológica toda bagunçada, mas por outro lado sou muito fã de livros que falam sobre escritores, manuscritos e tudo mais do mundo literário. Acho que vale a pena eu dar uma chance. Adorei a resenha!
    Beijos,

    Mari Pacheco
    Livros & Nerds

    ResponderExcluir
  6. Olá, Naty.

    Eu gostei da premissa do livro. Personagens escritores costumam me chamar a atenção. A capa não me agradou, mas eu daria uma chance ao livro. Nunca tinha ouvido falar dele. Ótima resenha!

    Beijos.

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Naty
    Eu também tenho alguns livros encalhados aqui na estante precisando serem lidos mais sempre lançam um que quero muito e eles são deixados para trás.Já tinha ouvido falar deste livro apesar da sinopse ser bem interessante não tenho muita vontade de lê-lo mais quem sabe um dia eu animo.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Naty,
    Já vi algumas resenhas sobre Tony & Susan, e apesar de achar a premissa interessante dessa mistura de "tempos", onde você tem a história de Tony, a vida de Susan e o depois disso tudo, me agradar bastante não sei se lerei o livro em breve.
    Gostei bastante da sua resenha e fiquei curiosa para saber o que realmente acontece com Tony e sua família. Dica anotada, quem sabe para uma leitura mais para frente :)
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Naty,
    Vi esse livro inúmeras vezes em promoções, mas nunca cogitei a hipótese de comprá-lo, agora lendo a resenha me pergunto qual o motivo. Parece ser muito bacana uma "história dentro de outra" e o fato de pedir opinião crítica à ex me deixou curiosa rsrs. Agora só não faço ideia de quando o lerei.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  10. Gostei da resenha Naty. Só vejo excelentes críticas sobre este livro e as suas palavras também não são diferentes. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Ainda não tinha ouvido falar nesse livro. Mas até que pareceu ser bem interessante sua premissa! Gostei da resenha, me deixou curioso hehehe
    Abraços!
    http://leiturascomosnsd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi amiga em primeiro lugar eu gostaria de agradecer por todos os seus comentários no meu blog. Já estava com saudades deles. hahaha Sobre o livro, eu gostei muito da sua resenha, achei o enredo muito interessante, porém, não é um livro que eu tenha vontade de ler. Mesmo assim, valeu pela dica! *-*
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Nati, tudo bom?
    Quase comprei esse livro na bienal do Rio do ano passado porque estava bem baratinho. A história é bem diferente do que eu imaginava, mas acredito que seria algo que eu iria gostar de ler. Fiquei pensando sobre o desfecho.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Naty!
    Interessante a premissa desse livro, digo, ao incluir uma história dentro de outra história. Recentemente li um livro que tinha esse aspecto, e a leitura seguiu acelerada ao dobro porque eu queria saber mais da "história extra", e foi muito bom, mas esse já não me chamou muito a atenção. Parece ser uma boa história, mas, não sei, monótona, também? Foi a impressão que tive. É provável que eu não o leia, mas, ainda assim, ótima resenha!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  15. Nunca tinha ouvido falar nesse livro. Acho que sou a única hehehehe
    Se a lista de leituras não estivesse tão gigante, quem sabe, vou ver ebook talvez, não faz o estilo que gosto de ter na estante.

    ResponderExcluir
  16. Achei muito entesante esse livro , já ouvi falar e parece ser Bom
    Bsus , <3

    ResponderExcluir
  17. Já tinha ouvido falar desse livro mas a sinopse não me chanou em nada atenção...e por falar em TBR Jar...tenho que fazer logo o meu..só falta a preguiça me largar =P

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/livroaoavesso

    ResponderExcluir
  18. Nati, amei a resenha e fiquei bem curiosa em conhecer a história, agora só tem uma coisa: estou bem angustiada com essa capa, ela está me dando arrepios, com uma falta de contorno em volta do livro que parece que arrancaram as páginas para amontá-lo, isso está cortando meu "coração"..... ms do contrário vou fingir que ela não existe, assim posso apreciar a leitura...
    Bjsss

    ResponderExcluir
  19. Ah, infelizmente essa história não me pareceu muito interessante, mas posso estar enganada, quem sabe algum dia eu acabe lendo e gostando? Hahaha Beijos

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo