05 agosto 2014

Resenha: Passarinha - Kathryn Erskine

Título Original: Mockingbird 
Autor: Kathryn Erskine
Editora: Valentina


Sinopse: No mundo de Caitlin tudo é preto ou branco. As coisas são boas ou más. Qualquer coisa no meio do caminho é confuso. Essa é a máxima que o irmão mais velho de Caitlin sempre repetiu. Mas agora Devon está morto e o pai não está ajudando em nada. Caitlin quer acabar com isso, mas como uma menina de onze anos de idade, com síndrome de Asperger ela não sabe como. Quando ela lê a definição de encerramento ela percebe que é o que ela precisa. Em sua busca por ele, Caitlin descobre que nem tudo é preto ou branco, o mundo está cheio de cores, confuso e bonito.

Resenha: Passarinha é um daqueles livros capaz de fazer rir e chorar ao mesmo tempo. A sensação, ao terminar a leitura, é indescritível.

Caitlin tem síndrome de Asperger, o que a faz enxergar e perceber o mundo de uma maneira diferente. Perdeu a mãe quando criança e agora vive apenas com o pai já que o irmão mais velho, Devon, a única pessoa que se esforçava ao máximo para compreendê-la e ajudá-la, morreu em decorrência de um tiroteio na escola. 

Buscando se adaptar a vida sem Devon, Caitlin conta com a ajuda da psicóloga da escola que a incentiva a fazer novos amigos e tentar entender os próprios sentimentos de modo que possa superar o que aconteceu. Com uma narrativa simples e peculiar mergulhamos na mente de Caitlin acompanhando a sua linha de raciocínio, suas percepções e sentimentos.

Passarinha traz uma escrita simples mas ao mesmo tempo excepcionalmente tocante. A protagonista é encantadora assim como o modo com a autora soube abordar bem o assunto. Fiquei dias pensando sobre a história, relembrando frases marcantes e sorrindo ao pensar em como Caitlin veria certas situações.

Criativa e inteligente, a narrativa conta também com particularidades. Algumas palavras são escritas com letras maiúsculas, as falas e a construção do texto em geral remete as características da própria Caitlin, o que permite que o leitor se envolva ainda mais com a personagem.

E claro, não dá para terminar a resenha sem deixar de ressaltar o incrível trabalho de tradução feito pela editora. Logo no início do livro temos uma nota explicativa sobre alguns detalhes e é perceptível a atenção dada a essa parte. 

Passarinha é um livro sensível, único e merece ser lido por todos. Se você ainda não foi tocado por essa história, faça um favor a si mesmo e leia o quanto antes.


Livro cedido pela Editora Valentina.

20 comentários:

  1. Oi Naty
    Nossa parece ser um livro bem sensível e emocionante foi a primeira resenha que leio dele e já me conquistou.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Ownnn, Naty! Eu morro de vontade de ler esse livro! Parece maravilhoso!!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  3. Nati, eu só tinha visto resenhas bem rápidas em vídeos sobre este livro e desde já me apaixonada pela história, sua resenha escrita só me fez confirmar o amor que ganhei por ela, e o quanto é importante nós todos conhecermos o outro lado de pessoas que tem "deficiência" (não sei o nome exato, me desculpe quem souber como fala).... Mas com toda certeza será uma leitura que terei prazer em conhecer.

    Bjssss

    ResponderExcluir
  4. NAAAAAAAAAAAAAAAAAAAT *-* Oi, hahahaha! Tudo bom, anjo? ♥ Aaah, o nome desse livro e a capa são tão meigos, hahahaha! Rir e chorar ao mesmo tempo? Noooossa, Nat! Hahahah, fiquei curiosíssima agora, hahaha! E eu gostei bastante desse livro justamente por despertar muitas emoções em nós. Não, nunca li, mas quero ler, uahsuashaush! Poxa, achei trágico a mãe dela ter morrido! :c Acho bem triste histórias onde a pessoa perde a mãe ou o pai... Sei lá, não consigo me imaginar vivendo sem eles, sabe? :3 Então é meio complicado de ler algo assim sem se emocionar, hahaha! E o irmão também? Gente, e em um tiroteio? Mais trágico ainda. Pelo menos a Caitlin(nome lindo! *-*) tem a psicóloga para conversar, né? Hahahaha! Legal isso de a narrativa ser inteligente e criativa! Ensina alguma coisa pra gente? Porque, pelo que eu saiba, livros que contém psicólogos tendem a nos ensinar algo sobre a psique humana, uahsusahuahs! E a Caitlin parece mesmo muuuuito encantadora, hahahaha! ♥ Pode deixar, Nat, vou ler este livro o quanto antes! Tá? Uauashuhashs, adoooooorei sua resenha, ficou perfeita :3

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS! ♥

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse livro, e se visse ele na livraria passaria despercebido. Fiquei curiosa com a sua resenha, irei atrás do livro com certeza. Ótima resenha, Naty :)
    Beijos,
    Starbooks

    ResponderExcluir
  6. Oie Nat
    quando esse livro lançou fiquei bem curiosa para ler por culpa das muitas resenhas positivas. Consegui o livro em uma troca, mas acabei não lendo ainda.
    Acho que o choro será inevitável nessa leitura.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Naty!
    Depois dessa resenha é impossível não querer ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Gostei da resenha Naty. Quero muito ler este livro. Parece ser tão sutil e sensível e suas palavras só serviram para acentuarem isso ainda mais. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  9. Já está na minha lista ! Quero muito ler esse livro.
    Vou ler o quanto antes sim o/
    livros-textos-e-mais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia a obra. Mas vi a indicação no face, vim ler a resenha e simplesmente adorei, mais uma pra minha book list!!!

    ResponderExcluir
  11. sou louca pra ler esse livro. Gosto de livros que tenham pacientes com distúrbios e coisas do tipo...
    bjs, flor.
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Naty. Tudo bem? Eu já havia ouvido falar desse livro, e nossa... Pelo visto todo mundo gostou e se sentiu tocada de alguma forma com seu conteúdo. Estou super curioso acerca dele, espero poder ler em breve.

    Beijos,
    Juan Silva - http://asasliterarias.com/

    ResponderExcluir
  13. Naty,
    Que puxão de orelha hein? Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas ele está entre os meus desejados, a história perece ser muito comovente, e ao mesmo tempo mágica, a Caitlin possuindo a síndrome de Asperger deve ser uma "fonte para conhecer a doença" que eu só fui saber que existia quando li resenhas sobre Colin Fisher. Dica mais que anotada.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  14. Tenho o livro aqui em casa a algum tempo, mas até hoje ainda não o li... Já li várias resenhas que elogiaram demais esse livro... E em como a Editora Valentina caprichou a diagramação e na edição como você mesma falou. Achei super pertinente a parte inicial do livro e as explicações para a tradução, pois dá um sentido muito mais amplo ao livro...
    Com certeza quando ler o livro também irei ama-lo!

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi, Naty!

    Eu sou doida pra ler Passarinha, mas ainda não tive a oportunidade. Quem sabe eu o solicito depois que entregar a resenha de Graffiti Moon?

    Beijão,

    Natalia Leal
    Páginas Encantadas
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Naty!
    Que titulo fofo! A capa está dando erro, e não estou conseguindo ver. :(
    É a primeira resenha que eu leio dele, e já conquistou o meu coração.
    Beijos,

    Vitoria Bastos
    Minha Velha Estante
    minhavelhaestante1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Como você bem disse xará, é um livro sensível. Não conheço ninguém que não aprecie a leitura.
    Parabéns pela resenha emocionante.
    Beijo

    ResponderExcluir
  18. Nossa que livro perfeito hein, eu tenho ele, mas ainda não peguei ele para ler, estou meio que devagar na leitura, mas tentarei mudar meu ritmo e pegar Passarinha o mais breve possível, creio que podemos aprender muito com a Caitlin, é lindo ela tentar se esforçar para entender o seu mundo, vou amar ler o livro.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  19. Já ouvi falar desse livro e super me interessei! Eu tenho muito interesse nessas síndromes, nas peculiaridades dessas pessoas! Parece ser um livro realmente tocante <3

    ResponderExcluir
  20. Já ouvi falarem muito desse livros qnd foi lançado..mas até então não tinha me interessado muito por ele...talvez eu inclua ele na minha listinha ^^

    Resenha de Bem-Casados - Nora Roberts
    Confere lá?!!
    http://livroaoavesso.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo