31 agosto 2014

Resenha: Vidas Trocadas - Katie Dale

Título Original: Someone Else's Life
Autor: Katie Dale
Editora: Benvirá


Sinopse: Quando sua mãe, Trudie, morre vítima da Doença de Huntington – mal que atinge o sistema nervoso –, Rosie sofre não apenas pela perda, mas também pela sombra que paira sobre seu futuro: o alto risco de também ser portadora da doença. Determinada a saber o que está à sua espera, Rosie conta para “Tia Sarah”, a melhor amiga de sua mãe, que pretende fazer o exame que revelará se tem ou não a doença. Apavorada com as outras verdades que o exame pode revelar, Sarah decide abrir o jogo e conta algo que desestrutura ainda mais a vida de Rosie: Trudie não era sua verdadeira mãe. Rosie fora trocada na maternidade logo após seu nascimento, pois o bebê de Trudie tinha pouquíssimas chances de sobreviver. Devastada pela notícia, Rosie decide procurar sua mãe biológica e, junto com o namorado, deixa a Inglaterra para trás e parte para os Estados Unidos, onde acredita que se reunirá à sua família. O que a garota não pode prever é que a revelação deste segredo irá mexer com a vida de pessoas que ela nem mesmo imagina que existem...

Resenha: Vidas Trocadas é dividido em duas partes. Na primeira parte somos apresentados a Rosie. Ela perdeu a mãe por causa da Doença de Huntington e como trata-se de uma doença hereditária decide fazer o teste para saber se também é portadora. No entanto, uma amiga da família que sempre esteve por perto, Sarah, lhe conta que Trudie não era sua mãe e que ela fora trocada na maternidade. Na segunda parte do livro acompanhamos Rosie e sua jornada em busca da mãe biológica e no meio de tudo isso ela acaba descobrindo novos fatos que podem mudar a vida dela.

A primeira parte foi bem maçante, principalmente pelo fato de que não consegui me afeiçoar a personagem. Rosie mostrou ser extremamente mimada e tomava decisões contraditória a todo momento. A segunda parte acabou sendo melhor e consegui me envolver mais na leitura, contudo acredito que autora poderia ter eliminado algumas partes do livro para tornar a leitura mais dinâmica.

Ao longo da segunda parte conhecemos novos personagens e esses sim conseguiram me conquistar. Alguns ganham mais destaque mas todos eles são importantes para o desenvolvimento da trama. A narração, antes na primeira pessoa pela visão da Rosie, agora ganha uma nova perspectiva que contribui bastante para a melhoria no ritmo de leitura. 

A autora criou uma história cheia de entrelaces e pontas soltas que vão se rearranjando ao longo da história. A curiosidade para entender melhor o que estava acontecendo foi um dos motivadores para avançar as páginas mais rapidamente. 

Vidas Trocadas também conta com uma boa dose de romance, mas preciso dizer que o casal principal não me convenceu. Andy é um cara bacana, simpático e até gostei dele, mas não senti química alguma entre ele e Rosie. Por outro lado Holly e Josh contribuíram para uma boa dose de fofura nesse aspecto.

Um dos pontos positivos do livro é o fato de autora informar bastante sobre Huntington, que eu desconhecia até então. Rosie fala sobre a dificuldade que foi cuidar da mãe e acabamos conhecendo bastante sobre a doença através de sua experiência. 

Gostei do modo com a autora finalizou o livro, não foi de todo ruim, mas esperava algo mais em vista de todo o drama decorrente. A mensagem que o livro passa é muito bacana portanto fica aí minha recomendação.

Livro cedido pela Editora Benvirá.

12 comentários:

  1. Oi,, estou super interessada neste livro!
    http://diariosdeumadesconhecidacomilona.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Oi Nat! Que capa bonita! Eu esperava mais deste livro pela sinopse. Não curti muito não. Gosto muito de livros que falem sobre doenças, e talvez só por isso eu leria.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Naty,
    Detesto livros maçantes, prefiro leituras mais rápidas e envolventes, não pretendo ler o livro, mesmo tendo uma mensagem bacana, não foi o suficiente para me fazer querer lê-lo.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  4. Acho essa capa perfeitaaa..comprei esse livro ano passado mas ainda não li...vou ver como tá minha pilha de livros pra ler pra incluir esse na frente de alguns =P

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Naty.
    Eu também não conhecia essa doença. Achei bacana a premissa desse livro e, ainda bem que apesar da primeira parte ter sido enfadonha, depois a leitura fluiu. Gostei da capa.
    Beijos!

    http://ymaia.blogspot.com.br/2014/08/sorteio-marcadores-de-paginas.html

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Adorei aresenah o livro parece ser bem legal, mas não pretendo ler ele por agora, porém mais para frente pretendo dar uma chance ao livro, creio que ela vá me agradar.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante da sinopse, mas quando li sua resenha desanimei um pouco... O fato dela demonstrar ser mimada com outras coisas ocorrem faz que o livro perca um pouco o sentido e os leitores não se afeiçoem a personagem principal como que aconteceu com você. Não sei se leria o livro... Pq fiquei curiosa pra saber o que aconteceu com a família verdadeira da Rosie e como tudo isso ocorre...
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, flor! Tudo bem?
    Estou doida para ler essa obra já faz um bom tempo. Uma pena que você tenha demorado para se sentir cativada pela história e que o final não foi o que você esperava. Gosto bastante de dramas e de livros 'adolescentes', então acredito que a junção dos dois vai me fazer chorar (e rir) bastante. Estou apostando muitas fichas nessa história ;)

    Beijinhos,
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  9. Amiga antes de mais nada, eu tenho que dizer que eu amei a capa desse livro, é linda demais estou apaixonada. *-*
    Não é um livro que eu gostaria de ler, mas eu achei o enredo interessante sim! Valeu a pena a dica! Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Achei a capa do livro muito bonita mas não sei se estou na vibe de ler uma história desse porte. Não que pareça ser triste a ponto de eu chorar horrores mas por parecer meio parada... Preciso de um livro que me instigue e me motive a ler como antes (ou mais) porque estou bem parada. Acredito que nesse momento tal livro resenhado não seja o mais apropriado...

    Muito boa sua resenha, tocou os pontos principais que precisamos saber e nos ajuda a decidir se queremos ou não lê-lo por agora.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Nat comprei este livro ano passado tem desprenteciosamente, demorei um tempão a ler (somente este ano), mas li e lindinho, fofis!!! Sua resenha tá bem fidediguina, demonstra bem a pegada do livro pra também foi assim, arrastei a primeira parte mas na segunda embalei, parabéns

    ResponderExcluir
  12. Oi Natália, tudo bem?

    A capa desse livro é tão fofa, imaginava uma trama bem diferente. A premissa de garota trocada é bem bacana, mas que pena que a autora não explorou isso tão bem. E poxa, ninguém merece uma mocinha chata e mimada. E pior ainda é quando nem o romance salva, rsrs

    Beijos,

    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo