25 setembro 2014

TOP 5 [Livros de Contos e Crônicas]

Olá galera!

Alguém por aí gosta de ler livros de contos e crônicas? Confesso que não é meu gênero preferido mas de vez enquanto dou uma chance a alguns livros que acabam se revelando melhores do que o esperado. Como sei que muita gente não lê vim aqui indicar alguns livros que li, adorei e recomendo!


1 - Um Sorriso ou Dois - Frederico Elboni

Esse definitivamente é um dos meus livros preferidos do gênero. Frederico explora com leveza e clareza os assuntos tratados e escreve de maneira concisa. É aquele tipo de livro que não resisto a reler uns trechos vez ou outra. Não faz muito tempo que postei a resenha desse livro por aqui, então quem quiser saber mais basta clicar aqui para conferir.

2 - Sala de Embarque - Marcos Montavani

Sala de Embarque é um livro dividido em duas partes. A primeira parte é intitulada de Viagem, Arte e Literatura e as segunda parte de Comportamento e Flerte. O autor fala um pouco sobre suas experiências, suas viagens, discorre sobre livros e relacionamentos e insere várias referências no meio das crônicas que carregam uma dose de sarcasmo e ironia que dão gosto de ler.

3 - Nas Entrelinhas do Horizonte - Humberto Gessinger

Eu sou fã da banda e acredito que sou meio suspeita para falar sobre esse livro. O Humberto escreve as crônicas falando sobre suas experiências de vida, faz críticas, reflexões e ainda insere um tom poético em algumas crônicas e torna esse livro incrível de ser lido. Eu recomendo especialmente para quem gosta de Engenheiros, mas é uma leitura válida pra todos.

4 - A Vida Sem Manchete - Gilmar Marcílio

A Vida Sem Manchete foi um livro que me deixou dividida. Por um lado teve várias crônicas que adorei, mas por outro teve algumas que não me agradaram tanto. Mas decidi que, de modo geral, as boas crônicas se sobressaíram e merecem a indicação.

5 -  Essa História Esta Diferente, 10 Contos Para Chico Buarque - Vários Autores

Eu sou apaixonada com as letras de Chico Buarque. Particularmente não sou muito fã das músicas (cantadas) mas adoro as letras. Nesse livro 10 autores se reuniram para escrever crônicas e contos relacionando-as com as canções. Algumas melhores que outras mas todas valem a leitura.

E vocês? Quais livros de contos ou crônicas recomendaria? Deixe aí nos comentários!

11 comentários:

  1. Olá, Naty.
    Estou lendo um livro chamado "A vida que ninguém vê", da jornalista Eliane Brum. É incrível!!! As crônicas são muito tocantes. A autora tem uma sensibilidade ímpar. Conta histórias de anônimos, dando a eles uma grandiosidade e uma importância espetacular. Recomendo!
    Beijos!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. eu tenho vontade de ler esse de Humberto. <3
    Gosto de crônicas, apesar de não lê-las com freqüência... :(
    http://torporniilista.blogspot.com.br/2014/09/terror-psicologico-e-experimentos.html

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Também não leio muito livro do gênero, mas eu gostei do post e adorei conhecer alguns livros sobre que você recomenda. Talvez eu leia alguns! hahaha
    Abraços, Raphael.
    http://aestantedosgemeos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. "Sala de Embarque" já me encantou de cara. Que premissa diferente, interessante.
    Imagino que ainda não tenha lido nada parecido, fiquei bem curiosa!

    ResponderExcluir
  5. Oi Natália,
    eu também não sou muito fã do gênero mas o que me chamou muito a tenção foi Um sorriso ou Dois, já me recomendaram ele mas ainda não tive a oportunidade de ler.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  6. Só não li ainda o do Frederico Elboni e o do Chico Buarque, mas tenho vontade. Sou apaixonada por livros de conto porque adoro não ter a sensação de que preciso ler o livro de uma vez...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. To louca pra ler "Um sorriso ou dois", as críticas são sempre as melhores!
    Comecei a juntar dinheiro pra comprar um pedaço da minha wishlist na bienal em novembro, você vai esse ano Naty?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!

      Pretendo ir na Bienal sim, já estou me programando para isso <3

      Excluir
  8. De todos esses eu só li "Um Sorriso Ou Dois" do frederico Elboni. E até gostei, mas não gostei. alguns contos/crônicas ficaram ótimos, ele consegue relatar muito bem tudo que é sentido por nós e por eles, mas outros eu simplesmente não consegui engolir. Ele tem uma coisa de rotular, e fazer o que ele diz uma verdade absoluta, e isso me incomodou um pouco. Mas fora isso, achei super legal.

    Os outros não conheço, mas quero dar uma chance futuramente. Quem sabe né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu não sou muito adepta a crônicas e contos, mas assim como você, dou uma chance, às vezes. Prefiro uma história longa, desenvolvida e afins. O único livro que chamou a minha atenção foi Um sorriso ou dois, parece muito apertável hahah

    ResponderExcluir
  10. Oi Nat!
    Estou doida para ler Um sorriso ou dois. Também gostei de Sala de embarque. Como amo viajar, tudo sobre isso me encanta. Te recomendaria ler Apaixonada por palavras, da Paula Pimenta.
    Beijos, Vic.

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo