14 novembro 2014

Por que ler clássicos?

Olá galera!

Quem aí tem medo de livros clássicos? Sempre fica com receio de iniciar a leitura de tais livros e prefere manter as leituras contemporâneas? Já me senti assim antes de começar ampliar minhas leituras e dar uma chance à eles e por essa razão que trago o post de hoje. A ideia não é te convencer a ler clássicos, mas sim mostrar porque você deve fazê-lo. Confira os motivos logo abaixo.


1) Aumento de vocabulário. Sim, eu sei que geralmente a linguagem dos clássicos é um dos motivos que afasta os leitores mas deveria ser o contrário! A maioria das palavras desconhecidas são entendidas pelo contexto em si e caso não seja basta dar uma conferida no dicionário. Obviamente você não vai ficar consultando cada palavra, então o ideal é procurar por aquelas cujo significado é pertinente a história e desse modo acrescentar palavras novas ao seu vocabulário.

2) Conhecimento. Os clássicos são assim chamados por um motivo e é de esperar que quando lê-los você adquira informações sobre diferentes aspectos sociais, políticas ou culturais de determinadas épocas. Ler Jane Austen, por exemplo, será uma mergulho nos costumes da sociedade do século XIX. 

3) Primórdios da literatura. Foram os clássicos que influenciaram outros grandes autores a escreverem seus livros e são eles o ponto de partida de muitos gêneros literários. Muito do que se lê hoje foi adaptado da literatura clássica e quando começar a lê-los você será capaz de fazer as comparações e reconhecer as semelhanças.

4) Você não é obrigado a gostar! Não, você não é! Só porque Machado de Assis é um grande autor da literatura brasileira não significa que você precisa gostar de suas obras. Os clássicos são livros como qualquer outro e está sujeito a opiniões e impressões pessoais de cada leitor. Então tira da cabeça que você precisa idolatrar os clássicos e dê uma chance de curtir a leitura e procurar por aquele que de fato agrade a seu gosto.

Eu não leio clássicos com a frequência que gostaria mas certamente leio mais do que costumava. Participar de projetos como esse é um bom incentivo para incluí-los na lista de leituras. Comentem aí quais foram os clássicos que vocês já leram e que entrou para a lista de favoritos e aqueles que foram decepcionantes. Não deixem de dizer o que acharam do post!

10 comentários:

  1. Oi Naty,
    Não gostava muito de ler clássicos pelo simples fato que detesto ler algo obrigada e na época dos vestibulares é um mooonte para ler, hoje que eu não sou obrigada a lê-los, vez ou outra leio um aqui, outro ali, acho que a leitura dos clássicos deveria ser estimulada e não obrigatória.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  2. Belo post Naty!!
    São bons motivos, o terceiro principalmente. Muitos leem clássicos"obrigados" por conta dos estudos e com isso o prazer pela leitura acaba não surgindo.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Meus livros preferidos são clássicos, me encanta muito livros muito ricos em história e etc...

    http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Naty.
    Eu concordo com você. É importante ler clássicos. Eu tenho alguns na minha estante.
    Beijos!

    htttp://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Tenho para mim que os clássicos são mal vistos pelos leitores por que as escolas nos obrigaram a lê-los. Inconscientemente, acabamos associando a literatura clássia a algo chato que deve ser feito por obrigação.
    Quanto a mim, são exatamente esses quatro motivos que me fizeram jogar quase toda a minha lista de leitura para os séculos passados, principalmente o motivo 3. Afinal de contas, se eles sobreviveram aos séculos, algum valor eles devem ter, certo?
    Atualmente, acho que me encontro na outra ponta da corda: estou lendo muitos clássicos (e obras menos conhecidas) e estou achando difícil voltar para a literatura atual (até por que eu ainda não acabei minha interminável pilha de "livros para ler"). rsrsr
    Bjinhos!
    http://soletrandofelicidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Concordo contigo amiga, eu já li vários livros clássicos ao longo da minha vinha e eles são livros tão especiais como os contemporâneos. Do mesmo jeito que hoje em dia encontramos livros bons e ruins, isso também acontece com os clássicos. Então, devemos dar uma chance sim. Não só aos clássicos, mas pra qualquer tipo de livro.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Eu nunca tive muito gosto por clássicos por causa do ensino médio mesmo. Aquela visão de clássico como livro intocável e difícil me afastou completamente, tanto que não li nenhum (NE-NHUM) clássico durante o ensino médio. Vivi na base dos resumos, olha só que vergonha. Só fiquei nos livros contemporâneos.

    Mas, depois que saí do ensino médio, tive a oportunidade de participar de alguns projetos literário diferentes que tinham clássicos no meio. E ler por vontade própria foi a melhor experiência possível (tanto que fui parar em Letras, haha)! Já coloquei vários nos favoritos, O Grande Gatsby ocupando uma das primeiras posições.

    Abraços, e parabéns pelo post!
    http://www.conversacult.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Você está certa em todos os tópicos Naty!
    A gente sempre fica com receio no começo, além do mais o desconhecido é sempre meio assustador, mas depois a gente começa vai se acostumando até gostar. Eu particularmente gosto muito de Machado de Assis, Memórias postumas para ser mais exata, mas aí eu emprestei e não me devolveram mais :(
    beijoss
    Sublimar-me

    ResponderExcluir
  9. eu gosto de clássicos, tanto nacionais quanto estrangeiros. Na verdade, acho que 55% do meu acervo é de clássicos xD
    é muito importante lê-los, além do mais são histórias maravilhosas *-*
    bjs, Nath ^^
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. O primeiro clássico que li foi Capitães da Areia,e mesmo com bastante palavras complicadas para uma garota de 13 anos eu gostei,principalmente por que ele descreve o Rio de Janeiro e as pessoas em outra época.Para quem não leu,eu recomendo!

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo