07 janeiro 2015

Como Cuidar Melhor dos Seus Livros


Não importa se você tem uma estante, nichos, prateleiras ou apenas mantém os seus livros em uma escrivaninha é sempre bom cuidar para mantê-los em bom estado, certo? Acompanhe as dicas abaixo!

1) Não manuseie o livro com as mãos sujas e não coma ou beba próximo ao livro. Eu sei que você acredita que não vai cair nada nele e que você precisa terminar a leitura mas é melhor prevenir. 

2) Mantenha os livros na vertical. Quando posicionados na horizontal o ideal é empilhar uma quantidade pequena, o peso sobre o livro pode fazer com que ele fique torto. Aparadores são úteis para mantê-los retos.

3) Manter os livros dentro de sacos plásticos não é aconselhável, dizem que o livro precisa respirar. 

4) Ao menos duas vezes por ano retire todos os livros da estante e limpe-os individualmente com pano seco e faça o mesmo com a estante utilizando um pano úmido. 

5) Semanalmente use um pano seco ou espanador para retirar a poeira acumulada sobre os livros e na estante. Dizem que limpar com lustra-móveis e produtos de limpeza similares podem prejudicar os livros mas eu sempre limpei e os livros continuam os mesmo então acho que vai de cada um ariscar.

6) Mantenha os livros folgados nas prateleiras e nunca retire-o pela parte de cima da lombada, é bom ter espaço suficiente para puxá-lo pelo meio da lombada. (Essa é aquela dica difícil de aderir, o espaço nunca é suficiente!)

7) A exposição ao sol pode entornar as capas e deixar as folhas manchadas ou amareladas.

8) Em caso de estantes fechadas é recomendado abri-la frequentemente para arejar. E é bom ter cuidado com a quantidade excessiva de livros em prateleiras, elas podem entortar (ainda surpresa que as minhas estão retas com a quantidade de livros que tem).

9) Folheie os livros periodicamente, isso evita que as páginas se danifiquem (e você pode aproveitar e cheirar os livros um pouco, é claro).

10) E por fim: use marcadores de páginas! Dobrar as páginas ou usar materiais aleatórios, principalmente metálicos, podem danificar as páginas e se você quer que o seu livro dure, todo cuidado é pouco.

O que acharam? Já estavam a par de todos esses itens? Conta aí como você organiza e cuida dos seus livros!

26 comentários:

  1. Oie Naty
    ótimas dicas.
    Confesso que tenho uma preguicite aguda só de pensar em arrumar a estante, mas esse ano consegui fazer uma limpeza. Yay.
    O problema são os livros de páginas amarelas, ficam todos manchados e estragados :( uma pena.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Natália.
    Adorei as dicas. A única que não tenho como colocar em prática é dar espaço entre os livros. Praticamente impossível. rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  3. Olá. Eu fiz uma listinha de dicas para preservar livros também hehe. Vários dos seus itens apareceram na minha lista, se não todos. Acredito que quando se trata dos nossos livros todo cuidado é pouco. Eu sou super chata quando se trata do cuidado com meus bebês. Meu único pecado é escrever meu nome, telefone, data e nome de quem me deu o livro na contra capa e usar flags para marcar trechos favoritos.
    Beijos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho costume de escrever (os únicos que tem algo escrito são livros com dedicatórias) mas com os post-its eu faço a festa! hahaha'

      Excluir
  4. Achei as dicas super válidas, tenho uns livros na horizontal vou tentar achar um lugar melhor para eles haha

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, Naty.
    Eu costumo seguir as dicas, exceto uma, que é a de folhear os livros.
    Adorei o post. Beijos!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, adorei as dicas... Ainda não tenho uma prateleira para colocar meus livros, mas sempre fico atenta para não deixar nenhum sujar ou amassar. Vou tentar mudar a forma que guardo meus livros, porque eles estão na horizontal, vou empilhar em quantidade pequena.
    http://www.acampamentodosleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. cara sempre achei que todo mundo deveria usar marcador pq né, o pessoal faz cada coisa com os livros e o coitado n dura mt por causa disso.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  8. Oi Naty, estou aliviada porque sigo todas as dicas ^^, só a de folhear que não faço tanto, ás vezes esqueço. Falar nisso hoje é dia de limpar a estante, é nessas horas que você vê a quantidade de livros que comprou e ainda não leu hihi ><

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Que lindo!! Adorei as dicas.
    Eu sempre deixei meus livros embrulhados. o_O
    Não sabia que não podia. Muito obrigada pelas dicas!
    Amei a dica 9. Folhear e cheirar livros? Não existe nada melhor. kkk'
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. ótimas dicas Nati, é ótimo sempre saber como cuidar dos nossos amigos em páginas
    :)
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Boas dicas, xará!
    Eu sigo a maioria delas :)

    Beijos
    www.blog-planetpink.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Ótimas dicas,faço quase todas! Odeio ver as pessoas marcando as páginas fazendo orelha nas folhas, quando empresto meus livros repito mais de mil vezes para não fazer isso,trato meus livros com muito cuidado,morro de ciúmes deles hahah.
    Beijos :D

    ResponderExcluir
  13. Confesso que eu conhecia as dicas, mas não as pratico! Sou uma mãe de livros desleixada ahaha
    Ainda quero implementar algumas dicas, como tirá-los da horizontal e folheá-los com uma certa regularidade, mas - como vencer a preguiça?
    Agora está chegando uma nova estante, então, quero dar um trato nos meus queridos hehe

    Beijão!
    Arrastando as Alpargatas

    ResponderExcluir
  14. Adorei as dicas! Eu sou aquelas loucas que cuidam dos livros como se eles fossem crianças, sabe? hahahaha

    http://www.novaperspectiva.com/

    ResponderExcluir
  15. Achei o post muito útil. Algumas das dicas eu já conhecia e são meio obvias mas algumas me surpreendeu como o do saco plástico (juro que não sabia dessa) e também da vertical nunca tinha pensado nisso.

    Muito bom o post.
    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi, Natália!
    Ótimas dicas. Sou chata com a maioria delas, especialmente a respeito dos marcadores de página e manter os livros na vertical. Sigo isso de uma maneira... Acho que todo cuidado é pouco, sou muita chata com isso.

    Beijo

    ResponderExcluir
  17. O mundo precisa de mais posts como este!!
    Nunca sei se o que eu faço é certo ou o que deixo de fazer.
    Obrigada pelas dicas :}

    ResponderExcluir
  18. Olá Natália,
    Ótimas dicas! Eu sou super neurótica quanto aos meus livros, gosto sempre de estar manuseando-os, e limpando direitinho o lugar onde eles estão guardados!
    Já ouvi falar também, que lustra-móveis e produtos de limpeza fazem mal para os livros, mas comigo nunca deu nenhum problema.

    Beijos, www.rayramii.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Naty! Dicas mais que essenciais. Confesso que tenho uma preguiça danada de limpar a estante, mas aproveitei esse tempo de férias e limprei tudinho por aqui, abri livro por livro e mesmo que essa arrumação tenha durado o dia inteiro, valeu muito a pena! Infelizmente meu espaço na estante acabou e agora tenho que deixar alguns livros na horizontal. Já sabia que entortavam mesmo, mas felizmente nada aconteceu até agora! O jeito é rezar pra continuarem lindinhos, uashuash

    Beijinho! ♥ Primeiro Livro

    ResponderExcluir
  20. Oi Nat!
    Sigo todas essas dicas.
    Há uns dois anos atrás eu não tinha tanto cuidado com os meus livros, e tenho uns três que tem manchas de mofo. Pense hoje como eu fico quando eu vejo eles? Atualmente faço a limpeza da estante uma vez por mês. Tudo pode tá desarrumado, mas minha estante não!
    Beijos, Vic

    ResponderExcluir
  21. Amei todas as dicas, embora eu não conhecia todas elas, como a do manter os livros folgados, é quase impossível né... rsrsrs

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  22. Natália!
    Adorei as dicas, embora já faça a maioria dos ítens!!
    O maior problemas é local... aqui em casa todos os espaços possíveis já estão abarrotados de livros... Ou mudo para um lugar maior ou vou acabar doando todos os livros...kkkk
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  23. Oi Naty :D
    Já conhecia as dicas e sou adapta de quase todas elas. Como você, eu sempre dou uma passada de lustra móveis quando tiro todos os livros para limpar, e até hoje nunca tive problemas entãoa cho que vale sim a pena, a prateleira fica mais bonita! O meu problema (ou ex problema, rs) era que estava sem uma prateleria decente, ou seja, com uma improvisada, e com o era um espaço pequeno era impossível guardar todos os livros na vertical, mas agora (tomei vergonha na cara) e comprei uma prateleira nova que coube tudo e aidna sobrou um pouco de espaço pros livros novos! E vamos combinar que os livros na vertical além de mais bonitos dão um ar de mais organizado não é?
    Adorei as dicas ;D
    Bj

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo