04 agosto 2015

Resenha: O Projeto Rosie - Graeme Simsion


Título Original: The Rosie Project
Autor: Graeme Simsion
Editora: Galera Record

Sinopse:  Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Até o momento, a única coisa não esclarecida pelos estudos no campo de atuação de Don, a genética, é o motivo para sua incapacidade de arrumar uma esposa. Uma namorada ao menos? Ou até mesmo uma amiga para somar ao seleto grupo de amigos de Don, formado por Gene, também professor na universidade, e a mulher dele, Claudia, psicóloga e esposa muito compreensiva.Para solucionar esse problema do modo mais eficaz, Don desenvolve o Projeto Esposa, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a filtrar candidatas inadequadas a seu estilo de vida: fumantes JAMAIS, e mulheres que se atrasam por mais de cinco minutos ou que usam muita maquiagem estão fora dos critérios pouco flexíveis que o levarão à mulher ideal.

Resenha: Don possui uma personalidade bem peculiar. Tem um senso de organização imenso e acredita fielmente que precisa cronometrar cada atividade do seu dia para que não perca nenhum minuto que seja com algo que lhe será útil. Seu seleto grupo de amigos incluí Gene e sua mulher Claudia e seus dois filhos, caso possa contar. Já com 30 anos nas costas Don decide que precisa arrumar uma mulher para se casar e então cria o Projeto Esposa em que há inúmeras perguntas a serem feitas de modo que ele possa encontrar a mulher ideal. No entanto aparece Rosie, uma mulher completamente oposta do que Don tem como ideal para si e ela começa a fazer mudanças na vida desse homem.

Meu interesse em ler esse livro se deu pelas inúmeras resenhas positivas que li. Em várias delas li que alguns leitores não gostaram muito da personalidade excessivamente metódica de Don mas foi exatamente isso que me conquistou num primeiro momento. Senti compaixão por ele ao mesmo tempo que desenvolvi certo respeito pelo modo como ele encara certas dificuldades.

As amizades de Don se resumem ao casal Gene e Claudia. Ambos são psicólogos e estão um relacionamento/casamento aberto. Gene é aquele cara que gosta de ter várias mulheres e acredita ser uma pessoa muito feliz por ter uma mulher que aceita isso. Claudia é sensata e constantemente a pessoa que mais auxilia Don quando ele precisa e começa a demonstrar certa insatisfação com Gene. Adorei o modo como o autor resolveu também dar foco ao relacionamento desses dois que podemos ver se degradando ao longo da leitura. 

Rosie é uma daquelas personagens para se ter uma relação de amor e ódio. Por um lado gostei dela por ser espirituosa e conseguir mudar a vida de Don de um jeito que ninguém mais conseguia, por outro não consegui concordar com certas atitudes dela o que a fez cair no meu conceito. Felizmente o final do livro me agradou de tal forma que foi possível ignorar esses aspectos.

A narrativa é feita em primeira pessoa e incrível entender um pouco mais sobre como Don pensa e vê as coisas. Em vários momentos ele me lembrou o personagem Sheldon de The Big Bang Theory que age de uma maneira bem similar. O autor teve uma sensiblidade na construção do personagem.

O livro conta com uma boa dose de humor que só faz enriquecer a história e garanti boas risadas. É uma leitura leve e sutil capaz de emocionar e divertir.  Largar o livro antes de terminar não era uma opção. Uma leitura que certamente recomendo.

2 comentários:

  1. Amei a sua resenha amiga! Esse livro se tornou um dos meus favoritos e eu fiquei muito feliz que vai ter uma continuação e um filme. Essa história é maravilhosa! <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Naty,
    Tive o prazer de me aventurar nesse livro e amei o Don, confesso que fiquei com uma invejinha de tanta organização rsrs, é um bom livro, merece ser lido.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo