11 agosto 2015

Resenha: Por Isso A Gente Acabou - Daniel Handler

Título Original: Why We Broke Up
Autor: Daniel Handler
Editora: Companhia das Letras

Sinopse: Por Isso a Gente Acabou - Por isso a gente acabou trata, com a comicidade típica do autor, de uma situação difícil pela qual todos um dia irão passar: o fim de uma relação amorosa e toda a angústia, tristeza e incerteza que essa vivência pode gerar. Min Green e Ed Slarteron estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro.

Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento. Essa carta é o texto de Por isso a gente acabou, que é, assim, carregado de um tom informal e tragicômico - características da personagem - e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação.

Resenha: O livro inteiro é uma carta escrita pela Min para o ex-namorado Ed onde ela detalha todo o relacionamento dos dois (que durou pouco mais de um mês) e quais foram os motivos que os levaram ao término. A sensação durante a leitura é de pensamentos despejados em um papel. Sabe aqueles momentos em que se começa a escrever só para esvaziar a mente? E o que escrevemos não faz total sentido? É isso. Não entendam errado, a narrativa traz essa sensação de um fluxo de pensamentos constantes mas a história segue uma linha de raciocínio e coerência. 

Min é uma garota inteligente,  apaixonada por filmes antigos e, se for para separar, está no grupo de nerds da escola. Ed é o atleta, co-capitão do time de basquete, conhecido por todos, principalmente as garotas. Os dois não possuem nada em comum mas isso não os impedem de inciar um relacionamento. 

O livro retrata esse relacionamento de uma maneira bem diferenciada. Não só mostra todos os momentos bons, apaixonados e que arrancam suspiros mas também mostra como cada um desses momentos podem ser vistos de maneiras diferentes quando se olha para trás. Min está escrevendo a carta e devolvendo alguns dos pertences de Ed ao mesmo tempo em que explica o que cada objeto representava (e o motivo da devolução). A Min me conquistou completamente ao expressar com tanta sinceridade tudo o que sentia na carta, é admirável. É difícil saber o que pensar do Ed pois estamos vendo pela perspectiva da Min, mas mesmo não gostando dele certamente é um personagem interessante.

Eu não esperava gostar tanto do livro, não mesmo. Talvez o que tenha me conquista seja a narrativa fascinante de Daniel Handler ou talvez tenha sido a personalidade peculiar de Min, não sei. Só sei que Por Isso A Gente Acabou é um livro fantástico, um dos melhores quando tratando-se de relacionamentos e términos. 

3 comentários:

  1. Fiquei intrigada com o título do livro e a capa, resolvi pegar emprestado do meu namorado pra ler (já que ele começou e não gostou). Me identifiquei com a forma de escrita dela, em forma de desabafo, jogando as palavras no papel. Gostei bastante do final também. Um dos meus favoritos, sem dúvida.

    ResponderExcluir
  2. Amiga que enredo fantástico! Eu tenho muita vontade de ler esse livro sério, a sua resenha me deixou muito empolgada! <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Gosto de livros com cartas - não sei se já falei isso aqui. A primeira frase, "O livro inteiro é uma carta", já me deixou atento. Quero ler!!!
    Adorei a resenha. Beijos!
    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo